Nas minhas peregrinações pela internet, encontrei alguns monstros e aparições do folclore filipino. Alguns são bem cabulosos. =x
1. A Dama Branca
Ela é conhecida pela sua beleza imediata, quando vista pela primeira vez, mas depois, numa segunda olhada, seus rosto se enche de sangue escorrendo, cortes e feridas.
O lugar mais conhecido nas Filipinas dessa aparição é na "Balete Drive", localizada em Metro Manila, onde, reza a lenda, uma linda mulher foi morta pelo motorista com quem pegava carona. Se um dia você visitar as filipinas, lembre-se de perguntar aos motoristas ou taxistas se eles já viram essa aparição por lá.
NR: Quase todo país tem a sua versão da dama branca. Também temos a nossa mulher de branco (que às vezes veste vermelho ou azul, dependendo da região do país).
2. Kapre
O Kapre (também conhecido como Agta) tem uma significância história para o povo filipino, porque as pessoas acreditam que ele descende dos escravos africanos, trazidos pelos europeus durante a colonização. Com o tempo, a lenda transformou o personagem em um gigante que mora em árvores da mata fechada e florestas do país.
O seu traço principal são os olhos brilhantes (vermelhos ou amarelos, mas brilhantes) que podem ser sentidos durante a calada da noite e o cheiro forte do fumo que ele fuma, cujas brasas acabam incendiando árvores.
Dependendo de quem você seja, o Kapre pode tanto te ajudar, quanto te fazer entrar ainda mais na floresta e se perder. Além disso tome cuidado, pois se o Kapre se apaixonar por você, ele irá te seguir durante toda a sua vida, à espreita.
NR: Parece uma versão do pé grande americano.
3. Manananggal
Às vezes chamada de Tik-Tik, Manananggal é uma das criaturas mais famosas das Filipinas. A palavra "manananggal" literalmente significa "aquele que se desprende". Essa criatura pode desprender-se da parte inferior de seu corpo depois de passar por uma horrível transformação. Durante o dia, ela toma a forma de uma linda mulher, o que é uma maneira excelente de espionar suas vítimas e trazê-las para o seu recanto para devorá-las. Quando a noite cai, ela se esconde em um local e começa seu ritual de transformação, virando uma criatura horrível e vampiresca que se alimenta de humanos.
Enquanto a parte inferior de seu corpo vaga pela escuridão da noite, a parte superior sobrevoa as cidades em busca de mulheres grávidas, para que a Manananggal devore seu feto e seu fígado, uma vez que são criaturas associadas a aborções.
A única maneira de parar uma Manananggal é encontrar a parte superior do seu corpo e encharcá-la com água benta ou sal, uma vez que esses itens são mortais para essa criatura.
4. Tikbalang
Os minotauros das montanhas têm sido uma praga para os viajantes e alpinistas que vêm para essa região. Essas criaturas são muito territoriais e muitas vezes fazem as pessoas se perderem nas montanhas e morrerem de fome e frio. Elas são mais violentas com os homens, enquanto que com as mulheres, os Tikbalang preferem estuprá-las e deixá-las grávidas, injetando nelas sua semente demoníaca para continuar o ciclo da maldição. Depois que a criança nasce, a mãe é morta.
5. Kumakatok
Alguns acreditam que os kumakatok (os que batem na porta) são espíritos que batem em sua porta no meio da noite. Acredita-se que sempre que isso acontece, alguém daquela casa morre no dia seguinte. Os kumakatok são 3 espíritos que vagam pelas ruas para levarem consigo as almas de pessoas à beira da morte.
Se você ouvir três batidas em sua porta é porque os kumakatok vieram avisar sobre a morte iminente de alguém na sua família. Ninguém nunca abriu a porta ou teve evidência de que os kumakatok sejam humanos ou espíritos. Depois de bater em sua porta eles irão embora. Não há como fugir deste fenômeno.
Você pode assistir um curta sobre essa lenda (em inglês) abaixo:
6. Tiyanak
Os filhos do demônio assumem muitas formas, como essa em que ele é uma criança não batizada filha de um demônio e uma humana ou então o espírito de uma criança abortada.
Eles aparecem em becos como crianças normais, enrolados em panos. Por serem filhos do demônio, foram abandonados ou abortados, por isso aparecem em locais escuros. Eles se utilizam dessa tática para atrair vítimas para matá-las. Eles fazem isso para aplacarem sua sede de vingança contra seus pais.
Dizem que para afastar um Tiyanak, você deve usar as roupas ao avesso.
7. Aswang
Os aswangs são as criaturas mais horrendas e terríveis do folclore filipino. Eles são consortes das manananggals e são muito mais perigosos, porque podem caçar também durante o dia.
Descritos como carniceiros ou matadores de crianças, eles preferem atacar pessoas mais novas (crianças e bebês) e até mesmo animais de fazenda usando a sua afiada língua bifurcada. Eles são híbridos de lobisomens com vampiros e só há uma maneira de matá-los: cortando fora a cabeça deles.
Os aswangs podem assumir a forma humana, pois são metamorfos, e por isso, se uma mulher se casar com um aswang ela se tornará uma manananggal. Os aswangs também se transformam em animais domésticos para se aproximarem de suas vítimas. Além disso, os aswangs também tomam a forma das pessoas que mataram.
Para saber se alguém é um aswang só há um jeito: olhe bem fundo nos olhos da pessoa e se o reflexo que você vê neles estiver invertido, corra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário